top of page
  • Foto do escritorMarta Jardi

Mundo a Vapor - Canela-RS

O Mundo a Vapor é uma mistura de parque temático com museu.


São diversas réplicas em escala reduzida e em movimento que funcionam perfeitamente. O foco são as máquinas movidas a vapor, mas também existem réplicas de máquinas com outras formas de funcionamento, além de fábricas e usinas.

Entre as muitas atrações da Serra Gaúcha, o parque temático Mundo a Vapor é uma das mais diferentes e chamativas. A cena, logo na entrada, já chama a atenção dos turistas.

O lugar reconstituiu o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma das paredes e ficou pendurada a 12 metros de altura. A fachada do Mundo a Vapor é uma das mais famosas da região de Canela/Gramado.



Funciona todos os dias na alta temporada (janeiro, julho e dezembro), e de quinta-feira a segunda-feira na baixa temporada. (verifique antes da visita).

A entrada custa R$36,00 adultos e R$18,00 crianças, estudantes e melhor idade (valores de julho/18). No valor do ingresso está incluso também o passeio de trenzinho.


Vale destacar que é um parque coberto e ótima pedida para dias de chuva e muito frio e o passeio dura cerca de 1 hora a 1 hora e meia dependendo do seu nível de curiosidade. Aconselhamos 2 horas ou mais para conhecer.


AS MINI FÁBRICAS:

O parque conta com atrações em miniatura que representam as grandes conquistas da humanidade. Lá é possível encontrar miniaturas de: Fábrica de Erva Mate; Fábrica de Papel; Ferraria; Força Animal; Força Humana; Moinho de Pedra; Olaria; Pedreira; Rolo Compressor; Serraria a Vapor; Siderúrgica; Trator a Vapor; Usina Eólica; Usina Hidrelétrica; Usina Termelétrica.



“O parque encanta pessoas de todas as gerações. A proposta vai muito além de somente propiciar entretenimento, transmite conhecimento, muito aprendizado.”




Todas essas são apresentadas por monitores com explicações sobre o funcionamento de cada etapa do processo de fabricação. E no final vemos as miniaturas perfeitas dos produtos fabricados como tijolos, telhas e até o papel que trazemos para casa de lembrança.



Réplicas:


Além das Mini Fábricas o parque conta com diversas outras réplicas, todas em funcionamento, mas essas apenas para visualização, sem a explicação dos monitores. Ao todo são mais de 20 réplicas em funcionamento. O relógio a vapor de Vancouver, Canadá, é uma das principais peças expostas.



Passeio de trem:


Para fechar com chave de ouro, faça o passeio de mini trem na parte externa do museu. Do lado de fora do galpão existe uma pequena ferrovia onde a criançada, e os adultos também, se divertem numa voltinha em um trenzinho. Ele é bem curtinho, mas você pode viver a experiência de uma antiga estação a vapor em dimensões menores, claro que o passeio parece ser bem mais dedicado para crianças, mas nós curtimos mesmo assim. Esse passeio está incluso no valor do ingresso do Mundo a Vapor.






Loja de Souvenires e Lanchonete:


Onde você vai encontrar lembranças típicas da região e do Mundo a Vapor além de produtos artesanais como roupas de tricô, vinhos e queijos.


CURIOSIDADES


O parque foi inaugurado em 1991, mas tudo começou de fato em 1927 quando o senhor Ernesto Urbani, junto com sua esposa, chegou em Canela depois de 3 dias de viagem no lombo de um cavalo.

Como a região de Canela era cheia de serrarias (e daí o nome da cidade: da árvore canela), o senhor Urbani abriu uma oficina mecânica para consertar as máquinas a vapor utilizadas nessas serrarias da cidade.

Seus filhos Omar, Benito e Hermes aprenderam o ofício com o pai e começaram a criar miniaturas de máquinas.

Mas só na década de 80 essa “brincadeira” de construir réplicas tomou proporções maiores e deu origem ao parque Mundo a Vapor.


Informações

O Mundo a Vapor fica na Avenida D. Luiz Guanella, 1247 – RS 235, a rodovia que liga Gramado a Canela.


Caso você resolva ir de carro, há estacionamento grátis no local.


Mais informações: www.mundoavapor.com.br


Agradecimentos


Durante a visita à Gramado e Canela, a Revista EDVD recebeu do Mundo a Vapor cortesias na entrada, em julho/18. Queremos agradecer a Jéssica R. Azevedo, que nos concedeu as cortesias para conhecer a atração. Queremos agradecer o Guia Paulo, excelente profissional, conhecedor das histórias, muito atencioso e calmo para explicar cada detalhe, ele ama o que faz. Só temos a agradecer ao pessoal do Mundo a Vapor que nos acolheu com muito carinho e atenção. Só temos elogios a fazer. Tudo transcorreu da melhor maneira possível! Uma experiência que trouxe conhecimento.



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page