top of page
  • Foto do escritorMarta Jardi

Dicas sobre Gramado-RS

Atualizado: 10 de mai. de 2023

A primeira impressão de Gramado foi de uma cidade muito charmosa.


As ruas lotadas de pessoas bem vestidas, muitos carros, calçadas decoradas e lojas, muitas lojas com vitrines chamativas, muitas praças lindas, com trepadeiras floridas e jardins bem cuidados. Bom de admirar! A cidade é muito elegante.


O modelo social de Gramado é exemplo para o mundo, TODOS os motoristas param o carro na faixa de pedestres, não há semáforos, ninguém joga lixo nas ruas, ruas limpas não só Gramado mas como em toda Serra Gaúcha, isso é cultural, foi muito melhor do que imaginava, a cidade é linda, me senti na Europa!


Gramado nos poucos dias que ficamos por lá é uma cidade que preserva suas raízes e tradições e isso é admirável perto do que vemos na maior parte do Brasil, realmente lá nem parece ser o Brasil de tão organizado!


Dentro de Gramado não é necessário andar de carro. As distâncias entre os pontos de interesse são bem curtas, a cidade é pequena e os locais mais turísticos, hotéis e principais restaurantes também são bem localizados.


“Tantas coisas para se conhecer e experimentar, é um lugar encantador. Com certeza, vamos voltar”

Uma parada extra no portal da cidade de Gramado. Claro que toda passagem por Gramado tem que ter a tradicional foto do portal. Se você vai até a cidade e não faz tal foto, não passou por lá!







Fomos dar mais uma volta nas ruas iluminadas de Gramado. Dica: é cobrado para estacionar nas principais ruas do centro. Sempre tem um monitor por perto para vender os tickets. Caso não queira pagar, prefira as ruas paralelas que possuem alguns trechos livres para estacionar.





Independente da época do ano pode fazer frio na cidade. Por mais que o inverno na região seja mais intenso de maio a agosto, o tempo pode virar e esfriar muito de uma hora para outra. A dica é: Levem roupas de frio e sempre ande com um agasalho.


Outra coisa interessante é em relação à neblina. Algumas vezes, no meio do dia, baixa uma neblina densa sobre a cidade e escurece tudo. A umidade na cidade é elevada e isso faz com que a sensação de frio seja ainda mais intensa. Pegamos 2 graus em julho.


Não tivemos tempo para conhecer tudo, pois não imaginávamos que essa cidade tinha tantas coisas para se conhecer e experimentar, é um lugar encantador. Com certeza, vamos voltar!

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page