top of page
  • Foto do escritorMarta Jardi

Canela-RS

Charmosa, linda, cheia de surpresas e colada em Gramado! Conheça Canela! Uma cidade situada na Serra Gaúcha, cheia de belezas naturais, parques, diversão e muito chocolate


Em Canela, a alta temporada é o inverno (julho, principalmente) e o fim do ano (de novembro à primeira quinzena de janeiro), com muitos eventos ligados ao Natal. Para economizar, vale a pena ir entre fevereiro e maio, ou em setembro e outubro.

Por ano, a cidade recebe cerca de 2,5 milhões de turistas. Canela, uma cidade cheia de encantos, de belezas e natureza ímpar, um lugar ideal para o descanso e lazer, possui diversos atrativos, que usam como cenário as belezas naturais, mata nativa, ar puro, e belas estruturas construídas para o bem receber, proporcionando ao visitante momentos de paz e tranquilidade.

A melhor estação para visitar Canela é o inverno! A temperatura amena, as lindas paisagens que se formam, a decoração da cidade e todo o restante do conjunto deixam a cidade deslumbrante.

O inverno é também a temporada onde são apresentadas diversas manifestações artísticas nas principais ruas e teatros, contemplando a programação de vários estabelecimentos da cidade que recebe decoração temática.


Entre as muitas atrações da Serra Gaúcha, o parque temático Mundo a Vapor é uma das mais diferentes e chamativas. O lugar reconstituiu o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma das paredes e ficou pendurada a 12 metros de altura. A cena, logo na entrada, já chama a atenção dos turistas. O Mundo a Vapor é uma mistura de parque temático com museu. São diversas réplicas em escala reduzida e em movimento que funcionam perfeitamente. O foco são as máquinas movidas a vapor, mas também existem réplicas de máquinas com outras formas de funcionamento.


O Parque Estadual do Caracol, onde se encontra a famosíssima Cachoeira do Caracol. Você pode ver a cachoeira de 3 ângulos: 1) bem de pertinho, descendo alguns (fui bem generosa aqui viu) degraus que levam até o lago formado pela queda e; 2) de longe, do mirante de observação, que nos permite ter uma vista do alto. Também existem algumas trilhas de fácil uso espalhadas pelo parque, adentrando a vegetação e margeando o rio que forma a cachoeira. Andando por elas você encontra lugares muito peculiares, com um clima (garoa) e vegetação que lembra muito os contos de fada. Lá só é preciso ter atenção com os quatis, que são muitos e estão bastante acostumados com a presença dos turistas, que dão tudo que é de comer para os bichos; e também, é possível fazer o passeio de teleférico.




O Mundo Gelado é o primeiro parque temático de gelo da América Latina. O parque conta com uma infraestrutura de 140 metros quadrados e com mais de 40 metros de extensão, com instalações moldadas que vão fazer você se sentir em um iglu. Dentro dele, a temperatura é de até 20 graus negativos (durante a nossa visita, o termômetro lá dentro estava marcando -16 graus), e para que o visitante possa aguentar as temperaturas abaixo de zero do parque, é disponibilizado roupas térmicas, mas vale lembrar que é recomendado estar de calças compridas e sapatos fechados. Você também irá se deparar com mais de 16 esculturas de gelo, móveis como: cama, sofá e cadeiras. Réplicas esculpidas de monumentos como Cristo Redentor, Torre Eiffel e muitas outras esculturas feitas em gelo.




A Catedral de Pedra Não deixe de conhecer também a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, no coração de Canela, conhecida como Catedral de Pedra, e sua beleza é grandiosa e imponente. Construída em estilo gótico inglês, possui uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos. Durante a noite eles costumam iluminá-la externamente. Se você tiver sorte, vale a pena dar uma espiadinha.











Também não faltam belas paisagens serranas – destaque para o Parque da Ferradura – e programas que envolvem muita adrenalina, com atividades como rapel, arvorismo e escalada.


Na rodovia entre a cidade de Canela e o Parque Estadual do Caracol, há outros atrativos, como o Mundo dos Dinossauros, Terra Encantada Florybal, entre outros.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page