top of page
  • Foto do escritorMarta Jardi

Bonito-MS: Abismo Anhumas

O abismo foi classificado como a maior aventura do Brasil, como a maior subida em ascensão em corda e é o maior salão de caverna inundada.


O Abismo Anhumas é uma caverna descoberta em 1970 e aberta a visitação em 1999.

Está localizada a 23 km de Bonito/MS, por estrada de asfalto e de terra.



Chegando no receptivo do Abismo através de uma trilha Aqui é um mirante onde você pode ver uma abertura lateral




Após algumas instruções, começamos a descer.

Os primeiros metros, a passagem é bem estreita, tendo que se apoiar com todo cuidado para não bater em alguma pedra. Depois de alguns metros, uma imensa caverna se abre abaixo de nós, sobre um imenso lago. É lindo demais a sensação!



O único acesso a caverna é através de uma pequena fenda na superfície e para acessar o abismo pela fenda, é necessário descer os 72 metros de descida vertical de rapel elétrico.


Antigamente você tinha que fazer um treinamento no escritório do Abismo Anhumas que fica no centro da cidade de Bonito, pois o rapel era feito com a força das pernas e braços. Era uma subida difícil, que exigia muito a força física, muitos não conseguiam completar o treinamento, e assim não podiam fazer o passeio no abismo. Hoje em dia, você não precisa fazer esforço nenhum, pois eles automatizaram o processo de descida e subida. Isso possibilitou que qualquer pessoa pudesse apreciar o passeio.




Dentro da caverna, um deck flutuante foi construído que permite aos visitantes caminhar e contemplar o local, sobre um lago de águas cristalinas de 80m de profundidade e possui dezenas de cones de calcário no fundo, essas formações foram esculpidas a milhares de anos que chegam a vinte metros de altura.


Parece improvável que dentro de uma pequena fenda na terra exista algo tão impressionante. A estrutura montada dentro do abismo também impressiona.

O deck percorre uma parte do lago e tem bancos para sentar e banheiro químico além de contar um bote para realizar o passeio pelo lago.



Chegando no deck flutuante, só é possível enxergar apenas com pouca luz artificial e lanternas dos guias, mas rapidamente você se acostuma. Depois você se equipa com a roupa de neoprene que experimentou no dia anterior, lá no escritório da Abismo Anhumas.



Após o preparo, você entra no lago e se ambientaliza com o snorkel e máscara para começar a flutuação.



A água estava super gelada, em torno de 18º, na verdade queria desistir kkkkkk estava muito fria, mas a roupa de neoprene ajuda e muito, além de garantir que você não afunde, ela protege da água gelada. sendo que depois de 5 minutos você se acostuma com a temperatura.


Durante a nossa flutuação a guia passa a lanterna por algum ponto, e no meio da escuridão surgem cones imensos! Esses cones se formaram a milhões de anos. Uma pena que a falta de luz não ajudou na hora de tirar fotos com a Go Pro.


Após a flutuação você vai fazer um passeio de bote dentro do lago, para ver melhor as formações das estalactites e estalagmites.


O Abismo Anhumas surpreende em cada centímetro de sua extensão.



Ao final da flutuação, retornamos para o deck onde nos secamos e colocamos a roupa para a subida.



É impossível registrar em fotos a emoção de visitar esse lugar, só quem já foi sabe do que estou falando. Esse foi, sem dúvidas, o passeio mais emocionante de nossas vidas.


Custa a partir de R$1.120. Duração: meio período.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page