A primeira coisa que nos impressionou no Oceanário de Aracaju foi o seu formato de tartaruga gigante. Do alto, pelas imagens do drone, você consegue ver como a construção é criativa, olha só a foto a seguir.
Localizado na Orla de Atalaia, a 500 metros do mar, o Oceanário de Aracaju é administrado pelo Projeto Tamar e conta com 70 espécies diferentes, todas nativas do litoral sergipano e também do rio São Francisco. Ao todo, são 18 aquários (cinco de água doce e 13 de água salgada). Nos tanques é possível observar tartarugas marinhas em diversos estágios de vida, de filhotes a adultas.
Quem nos atendeu foi a bióloga Aline, muito simpática e muito profissional, nos contou como o Oceanário funciona, no cuidado com os animais que lá estão, quais as linhas de pesquisa do Projeto Tamar, como elas se desenvolvem, quais são os desafios e tudo mais.
A visita começa pela parte externa, onde já vemos os tanques com as espécies de tartaruga em diversos estágios de vida. Tudo é organizado em espaços temáticos e painéis explicativos sobre o ciclo de vida, o papel na natureza e o que ameaça a sobrevivência das tartarugas marinhas.
Ficamos encantados com o tanque das fofíssimas tartaruguinhas filhotes, elas nasceram a poucos dias e logo serão colocadas no mar. É muito divertido observar como elas são pequenas e ágeis. Pegamos na mão e nos emocionamos muito. 🤗
O Projeto TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo de quatro das cinco espécies de tartarugas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro.
Tem ainda o tanque do tubarão lixa, espécie protegida pelo Projeto Tamar.
Na parte interna, o destaque é o aquário oceânico com 150 mil litros de água salgada e 30 espécies de animais, entre eles: arraias, moreias, várias espécies de peixes...
E uma área onde conhecemos a anatomia de tartarugas e baleias, com desenhos, informações, cascos e ossos de verdade.
E se você quiser, poderá arrematar a sua visita passando na lojinha do Oceanário, que tem muitas lembrancinhas e souvenirs feitos por comunidades que se interligam ao Tamar na tarefa de cuidar do meio ambiente e ainda ter uma existência sustentável, para suas famílias.
Não deixe de visitar o Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR, uma grande experiência!
Fundação Projeto Tamar - Aracaju, Av. Santos Dumont, 1010 - Atalaia, Aracaju - SE
O espaço abre de terça a domingo, das 10h às 18h.
Tel: (79) 3214-3243 / 3214-6126
e-mail: oceamar@tamar.org.br
Comments