top of page
  • Foto do escritorMarta Jardi

Vila Velha-ES: Convento da Penha



Sem dúvida, o primeiro lugar que você deve conhecer em Vila Velha é o Convento da Penha. Aliás, ao chegar à cidade de Vitória, ainda do avião você avistará esse cartão postal (é uma vista muito linda, principalmente a noite). E isso aí, o Convento da Penha ainda é um dos cartões postais do Espírito Santo. Portanto, uma atração imperdível.




Aliás, o Convento da Penha é o principal monumento religioso do Estado. E a cada dia ele atraia mais turistas que vão até o local para contemplar a vista que se tem do alto do morro, onde ele fica localizado. O Convento da Penha, além de sua importância religiosa, possui grande importância cultural e histórica.


Fundado em 1558 e localizado no alto de um morro de 154 metros, no tranquilo bairro da Prainha, a 500 metros do mar – que ostenta no seu entorno imponente fragmento da mata atlântica, está edificado o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias, o Convento tem uma vista incrível e é um passeio imperdível para quem visita Vitória e Vila Velha.


O monumento arquitetônico, peculiar na singeleza e sobriedade, apresenta em sua trajetória histórica muitas reconstruções como a excepcional concepção arquitetônica do Convento, incrustado na rocha do morro, abrindo as janelas de suas celas para o magnífico panorama da barra de Vitória e do oceano Atlântico, enquanto de sua fachada se tem bela vista panorâmica de Vila Velha.





No seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé e esperança, de devoção e coragem e é sem dúvida considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo. O espaço mais expressivo é o da Igreja com sua preciosa Capela-Mor. Revestido, parcialmente com madeira em cedro, entalhada com motivos fitomorfos, executada pelo escultor português José Fernandes Pereira, nos anos de 1874 a 1879, inclusive o assoalho com trabalho de marchetaria que no ano de 1980 foi reformado.




Aliás, a vista do Convento para a Baía de Vitória é espetacular. E lá além de contemplar uma vista incrível, você poderá tirar aquela fotinha na janela mais famosa do Espírito Santo.







O Museu



O Museu de Nossa Senhora da Penha exibe vários objetos do acervo histórico do Convento, selecionados nas raras coleções que documentam o cotidiano do Santuário, por mais de quatrocentos anos.

Estão em exposição peças sacras, de liturgia, de vestimentas, dentre outras, além de ficar exposta uma parte da edificação do Santuário.


Sala dos Milagres



Ao lado do museu está a Sala dos Milagres. A devoção popular de “pagamento de promessa” pelos devotos é secular e, no Santuário, são muitíssimas as ofertas de ex-votos depositadas aos pés da imagem da Virgem da Penha.

Além dos objetos de ex-votos compostos de muletas, peças em cera e gesso, vestimentas e fotografias, a sala dos milagres também abriga a imagem de Nossa Senhora da Penha, esculpida por Carlo Crepaz, em 1958, denominada imagem peregrina por visitar as paróquias e comunidades de todo o Estado.


CAMPINHO


No sopé do penhasco, onde foi construído o convento e a igreja, fica uma pouca extensa chapada, que hoje é conhecida como Campinho, onde nos dias normais funciona o estacionamento. Em dias de festa, como a da Padroeira do Espírito Santo, as Missas principais são ali celebradas, (não sobe carros quando tem missas ali), tanto que foi construído um altar fixo no local.




Do Campinho se pode ter uma das mais belas imagens do convento, onde as duas palmeiras se destacam.



Também neste espaço plano está construída a ermida ou Capelinha de São Francisco, que era a moradia habitual de Frei Pedro Palácios. Nela entregava-se aos exercícios de penitência e oração.




No Campinho também há uma loja de artigos religiosos e uma lanchonete.




Acesso ao Convento


PORTARIA PRINCIPAL

A Portaria localizada na Rua Vasco Coutinho é a entrada principal (e única atualmente) de acesso ao Convento da Penha. Logo na chegada, o romeiro pode adquirir bilhetes para subida de vans que operam no Santuário ou pode caminhar pela calçada. A partir deste ponto já é possível contemplar a mata atlântica. A entrada no Convento é TOTALMENTE GRATUITA.



Subir de carro e estacionar o veículo no Campinho, como é chamado o espaço do estacionamento. Se você estiver de Uber, pode utilizar essa opção e depois subir a escadaria que leva ao edifício do Convento.


Na portaria do Convento da Penha, antes da subida no morro, existe um serviço de vans que custa R$ 5 e leva até o Campinho, onde você poderá acessar as escadas para ir ao Convento.




Primeiro, é necessário chegar ao chamado Campinho, de onde se tem uma das vistas mais bonitas para o Convento.


A partir do Campinho, sobe-se uma escadaria com cerca de 365 degraus para conhecer a parte interna do Convento. Por ser um local com muitas escadas, pode não ser um passeio recomendado às pessoas com mobilidade reduzida.





Contato

Localização: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha, Vila Velha, ES

Telefone: (27) 3329-0420


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page