top of page
  • Foto do escritorAnderson Silva

Recife-PE - RESTAURANTE TIO PEPE: 55 anos de tradição

Inaugurado na década de 60 no bairro de Boa Viagem em Recife, o restaurante Tio Pepe completou 55 anos cheio de inspiração e com novos pratos regionais.


Inaugurado em 1964 à beira mar de Boa Viagem, que o restaurante Tio Pepe começou a conquistar seus primeiros clientes com suas delícias regionais. O nome – Pepe – vem de uma alcunha posta a José Garrido Cid, espanhol que, chegando a Recife em busca de uma nova vida, casa-se com uma pernambucana e abre um restaurante que atualmente é considerado um dos mais significativos da gastronomia local. Hoje, o restaurante funciona numa casa cercada por um verdejante pátio na tranquila rua Almirante Tamandaré distante oito quarteirões da Praia de Boa Viagem.


O motivo da vida longa está principalmente no sabor dos pratos, no clima descontraído e na decoração criativa do estabelecimento. O restaurante com ambiente super aconchegante e único. O mobiliário rústico se mistura a objetos utilitários e decorativos, cheia de adereços, azulejos com ditos espirituosos, quadros, gravuras, quadros expostos no teto, panelas transformadas em luminárias, bonecos coloridos e objetos que retratam a cultura pernambucana eque chamam atenção.


Olha o detalhe dessa mesa (última foto) rsrsrsrs "uma cama mesa"


PRATO DA BOA LEMBRANÇA – Para celebrar esta data histórica de 55 anos, o restaurante lançou um novo Prato da Boa Lembrança, desta vez com a Pepa Chiquetosa, um farto medalhão de carne de sol ao molho de cachaça e mel de engenho. E na sobremesa, o Mousse Sonho Mesclado (chocolate branco e meio amargo) e a outra é a Palha Italiana com Sorvete.


Atualmente, o Tio Pepe é comandado por Mirtes Garrido, filha do espanhol que fundou a casa, e Eduardo Andrade, gerente do restaurante. Mirtes é a idealizadora dos pratos servidos e da ambientação divertida e arrebatadora do lugar, que encanta os clientes locais e as centenas de turistas de outras regiões do Brasil e também dos estrangeiros que visitam o restaurante.


A marca do restaurante é o preparo na brasa. O diferencial do Tio Pepe é também a quantidade de comida. Na maioria dos itens do menu, o prato é farto servindo até três pessoas.

O sabor da casa é regional com toque contemporâneo. O lema é contrariar a tendência mundial do “fast-food” para o cliente experimentar o “slow-food”, que nada mais é que comer sem pressa, sentindo o sabor da comida e experimentando o prazer da gastronomia com todos as qualidades que ela pode oferecer.


À noite, após o passeio para a Praia de Carneiros, fomos jantar no Restaurante Tio Pepe.

O Tio Pepe chamou a atenção pelo seu charmoso pátio repleto de muito verde, com mesas e cadeiras dispostas embaixo das árvores que circunda o pátio do restaurante e objetos multicoloridos que deixam a casa com uma atmosfera acolhedora e bastante original.





Na entrada, tem uma humorada placa que diz: “Entrada unicamente para sócios e não sócios”. E isso é só o começo da brincadeira.

Ler o cardápio foi também uma grande diversão e começava logo com um aviso: “Um prato completo serve bem 3 pessoas de apetite normal; 2 pessoas mais ou menos normais; 1 pessoa após 7 dias de spa brabo!”.

E é verdade. Fomos em duas pessoas e a gente saiu de lá rolando. Rsrssrs.


Nosso pedido foi filé trifásico, que vem recheado com creme cheese e blocos de bacon sem gordura (assado na brasa), macaxeira palha frita e risoto. A sobremesa, foi para fechar a noite com chave de ouro, um doce de leite “bêbado”.




O restaurante Tio Pepe é sem dúvida mais que um restaurante: é um lugar para conversar, comer bem e aprender um pouco da cultura nordestina. Se vai visitar Recife e dar um mergulhinho em Boa Viagem (atendendo as normas de segurança por causa dos tubarões, é claro), não deixe de conhecer o Tio Pepe.

Além da comida maravilhosa e da simpatia dos garçons, a decoração do lugar é um charme à parte, tudo é motivo para tirar fotos.


Restaurante Tio Pepe

Rua Almirante Tamandaré, 170, Boa Viagem – Recife/PE

Horário: De terça a sábado, das 11h30 às 23h30 | Domingos, das 11h30 às 16h

Telefone: (081) 3341-7153

Site: www.tiopepe.com.br

Fone: (81) 3341-7153

Facebook: /RestauranteTioPepe

Instagram: @restaurantetiopepe/

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page