Um passeio obrigatório em Porto Seguro é o Centro Histórico!
O Centro Histórico de Porto Seguro foi consagrado Monumento Nacional, em 1973. O conjunto arquitetônico inclui o Marco do Descobrimento (1506 ou antes), a Igreja de Nossa Sra. da Pena (1535), a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia (1526), a Igreja de São Benedito (cerca de 1550) e a Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funcionam o Museu da Cidade e o núcleo local do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).
Localizado no alto de uma falésia, na Cidade Alta, a 2 km do Centro, foi o local onde se instalou a primeira vila de europeus na região. Um passeio imperdível, com cenário típico de casinhas coloridas, pintadas em cores vivas, que abrigam lojinhas de artesanato incríveis (tudo barato), igrejas, museus e uma vista linda para o mar.
Logo na entrada do centro histórico fica a Igreja de São Benedito, localizada na área do antigo Colégio de Jesuítas, o primeiro do Brasil Colônia. Esse monumento possui importância nacional, construída em 1551 por padres dessa ordem e mantida exatamente com a mesma forma original.
Nas telas de arame, milhares de fitinhas devotas de São Benedito são colocadas ali por fiéis.
Como a região fica em uma colina, na chamada “cidade alta”, a vista de lá é bem bonita.
O Farol de Porto Seguro, com vista para o mar.
Ao lado das fitinhas coloridas, sentamos para admirar a beleza do lugar que transmite muita paz! Nesse lugar tem, indiscutivelmente, a visão mais bonita da cidade, que o deixará completamente encantado pelo lugar e de onde você deve aproveitar para fazer muitas fotos.
De manhã, embaixo das sombras das árvores (onde sentamos), ficam os vendedores de chocolate, índios com suas ervas e baianas com as tapiocas, acarajés e cocadas.
Mais à frente, a charmosa ruazinha de casas coloridas e históricas onde hoje funcionam lojinhas de artesanatos. Como já era 15h, não havia ninguém kkkkkk só nós, mas valeu a pena, pois pudemos tirar fotos sem aquela disputa pelo melhor lugar kkkkkkk.
Olhem essa casa amarela com a data de 1885! E em cima da casa, na última foto, um bem-te-vi também quis sair na foto rsrsrsrs.
Caminhando em direção ao Marco do Descobrimento fica a casa do médico Antônio Ricardo, (FOTO ACIMA CASA AMARELA) conhecido como o primeiro médico de Porto Seguro. Ele ficou conhecido por atender os pobres e, em troca, recebia galinhas e sacos de farinha e feijão como forma de pagamento pelas consultas.
Em seguida, chegamos na praça onde fica o Marco do Descobrimento.
O Marco do Descobrimento, ou Marco de Posse, pode ser o seu ponto de partida para conhecer todo o Centro Histórico de Porto Seguro.
Esse monumento foi construído logo depois da chegada dos portugueses, em 1503, simbolizando o “ponto de partida” de Cabral e outros colonizadores que chegaram por aqui nessa época. O Marco do Descobrimento também foi uma forma de firmar o poder da coroa portuguesa.
Ele foi feito todo em pedra de cantaria, onde você poderá observar uma cruz de um lado, representando a Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal, representando os colonizadores. Apesar de ter uma redoma de vidro, o monumento ainda é o original.
Logo à frente fica o letreiro de Porto Seguro com vista para o mar.
Na mesma praça fica a Igreja de Nossa Senhora da Pena. Essa foi a primeira igreja construída em Porto Seguro e também a primeira do Brasil. Instituída por Pero do Campo Tourinho, a pequena capela guarda até hoje imagens sacras de total importância, datadas dos séculos XVI e XVII.
Pena que já estava fechada :(
Dentro dela tem a imagem de São Francisco de Assis, que foi a primeira trazida pelos portugueses para terras brasileiras. Também a imagem de Nossa Senhora da Pena, que mais tarde tornou-se a padroeira da cidade. Na igreja também é possível ter acesso à alguns trechos das cartas dos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, pertencentes à Companhia de Jesus e responsáveis pela catequização nas novas terras.
Como toda cidade histórica que se preze, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Pena, a Casa de Câmara e Cadeia virou um museu, claro. No caso, com muitas peças indígenas.
DICA SOBRE O CENTRO HISTÓRICO
O passeio não leva muito tempo.
O melhor horário para visitar o Centro histórico de Porto Seguro é pela manhã, pois as igrejas e o museu costumam ficar abertos somente até as 15 horas (chegamos por volta da 14h50), claro que, como disse, não tivemos concorrência com ninguém para tirar fotos e pudemos ver tudo com calma kkkkk, mas aconselhamos ir de manhã.
A visitação pelo Centro Histórico pode ser feita livremente, mas para quem gosta de história, o ideal é contratar um guia que conta em detalhes de cada construção do centro histórico de Porto Seguro e os fatos ali ocorridos.
No local também é possível experimentar o típico acarajé baiano, variedades de cocadas, chocolates de cacau e comprar lembrancinhas em dezenas de lojinhas de artesanatos
Além da história, cultura, gastronomia do local, ainda tem um cenário privilegiado! Ali tem locais perfeitos para registrar lindas fotos.
Quem estiver em Porto Seguro e desejar fazer um passeio diferente, que saia do circuito praia, super vale a pena incluir no seu roteiro a visita ao Centro Histórico!!!
Em nosso canal no Youtube: Revista EDVD, mostramos todos os momentos desse passeio e outros mais. (CLICK AQUI) para ver o vídeo do passeio no Centro Histórico que mostra toda nossa experiência em Porto Seguro e também todos os vídeos de nossas viagens. No Instagram você acompanha as nossas experiências dando várias dicas.
Veja também:
Gramado ou Canela?
Passeios gratuitos em Gramado
Passeios em Gramado
Passeios em Canela
Dicas sobre Gramado
Dicas sobre Canela
Comments