top of page
  • Foto do escritorAnderson Silva

Ponta Grossa-PR: Passeio Buraco do Padre

Atualizado: 10 de mai. de 2023

Vamos conhecer agora um passeio natural de Ponta Grossa. O Buraco do Padre. O parque fica a 30 km do centro de Ponta Grossa. São 22 km de asfalto e 8 km de estrada de terra.


O Buraco do Padre é uma caverna vertical (furna) com aproximadamente 40m de profundidade visível e 30m de diâmetro, além do buraco, paredões de pedra e uma linda cachoeira de 30 metros de altura que forma uma piscina natural. É bem rasinha.


O parque consta na área do Parque Nacional dos Campos Gerais, criado em 2006, porém é uma área particular. O proprietário mantém o monumento natural aberto para o acesso público, mas cobra um valor para conhecer o atrativo.

A trilha para alcançar o interior do Buraco do Padre é na verdade uma caminhada leve e de fácil acesso com mais ou menos 1 km. Há muitas passarelas suspensas e rampas no final do trajeto que facilitam o acesso, ou seja, muito tranquila de se fazer com crianças ou idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.




O Buraco do Padre é uma furna que ocorrem pela erosão subterrânea, em decorrência da força da água, até que aconteça o desabamento do seu teto (formando um buraco).

Que traduzindo é quando a água infiltra em um local por um período de tempo, que faz com que ocorram falhas e fraturas nas pedras, fazendo com que em certo momento o ‘teto’ desabe e cria uma nova formação no local. Aquela clássica frase de “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Isso mesmo que aconteceu.




Cartão postal do parque e um dos cartões postais do estado do Paraná, o interior da furna é realmente impressionante.. É de fato um local de muita paz e tranquilidade. é impossível não se impressionar com tamanha beleza do local.


Apesar do nome buraco do padre ser bem “sugestivo”, a nomenclatura do local está ligada a peregrinação dos padres jesuítas na época do tropeirismo (século XVIII) que iam até o local para meditar e descansar. Então com o tempo as pessoas começaram a chamar como o Buraco do Padre, por ser o local onde eles ficavam.





Há uma trilha alternativa com nível médio que leva ao topo da furna, para ser vista de cima.

Essa trilha que dá acesso à parte superior já é mais difícil e possui trechos com muitas pedras, cordas, ganchos para subida, não recomendamos para idosos e crianças de colo. Fizemos essa trilha em nossa caminhada noturna que vamos te mostrar daqui a pouquinho.


Nunca tínhamos visto nada parecido antes e olha que podemos dizer que visitamos muitas cachoeiras, mas essa realmente impressiona! Uma pena o local ser extremamente turístico e tirar um pouco daquele clima tranquilo, com mais tempo para observar, mas já está valendo.


Caminhada Noturna no Parque do Buraco do Padre

A experiência noturna é basicamente uma caminhada contemplativa que começa ao entardecer e termina dentro da Furna do Buraco do Padre à noite.

O início é pontualmente às 17h, no início da Trilha do Buraco, ainda durante o dia, com a primeira atração dessa Experiência: a observação da Revoada dos Andorinhões nos mirantes do Buraco do Padre, para também poder ver o pôr do sol.




A trilha para chegar ao topo do Buraco do Padre é considerada de nível médio, que leva até a parte superior da furna não é tão complicada, embora seja bastante perigosa. É necessário segui-la com bastante atenção, pois possui trechos com muitas pedras, cordas, ganchos, pois ela segue bem próxima de precipícios e fendas. Mas, seguindo com cuidado as recomendações de segurança dos guias, é possível percorrê-la com tranquilidade. Chegando no local é possível ver a furna e a cachoeira, de vários ângulos.




A cavidade natural também é o habitat natural do Andorinhão-de-coleira-falha, ave símbolo do Parque. Ele parece com uma andorinha, tem andorinha no nome, mas na realidade da mesma família do Beija Flor. Ele usualmente anda em grupos e você verá muitos entrando na furna, durante a observação da revoada.


Ficamos contemplando o local e após o pôr do sol, seguimos para a trilha beira-rio e conhecemos araucárias centenárias. E saber um pouco mais do local.


Após um breve descanso, voltamos para uma nova trilha e caminhamos até um ponto para observação do céu, a noite estava linda. Para quem aprecia a paisagem noturna e apreciadores dos astros e estrelas esse é um passeio bem legal.


E, ao final dessa experiência, é realizada a trilha de acesso a Furna do Buraco do Padre, onde fizemos mais cedo, mas agora a noite, ficamos 20 minutos no interior da furna, onde somos convidados a desligar a lanterna e viver uma experiência sensorial indescritível.





A compra pode ser feita no site, e há possibilidade de comprar na hora, mas eu te recomendo comprar antes para garantir que terá ingresso, pelo menos até um dia antes do passeio, pois há um número máximo de pessoas por dia permitido para pequenos grupos. Portanto, fica ligado para não perder a atração.

Serviço:

Telefone: (42) 3089-4993

Endereço: Peri Pereira Costa. Setor Cercadinho – Distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa-PR.

O parque abre todos os dias das 9 h as 17 h. Site: buracodopadre.com.br

Entrada Parque Buraco do Padre: inteira, 36 reais

Caminhada noturna: 68 reais

567 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page