top of page
  • Foto do escritorMarta Jardi

Parque do Caracol - Canela-RS

O Parque do Caracol é uma imensa área verde localizada em Canela, no meio da charmosa Serra Gaúcha.



Fica localizado a nove quilômetros do centro de Canela. É bem fácil achar seguindo pela Estrada do Caracol, há várias placas de sinalização.

O grande atrativo do parque, sem dúvida, é o mirante principal com vista para a cachoeira, a famosa Cascata do Caracol, cartão postal, que chama a atenção de todos que visitam a Serra Gaúcha.

A cascata tem 131 metros de altura e chama a atenção por sua beleza estonteante, que faz todo o passeio valer a pena somente por esta atração. Você pode admirá-la de três pontos: observatório, mirante e pelos bondinhos da região.



Observatório

Que tal aproveitar toda a estrutura de um observatório para admirar o parque inteiro em uma vista de 360º?

É possível ver a vista da Cascata do Caracol, um pouco mais do alto, subindo no observatório com elevador panorâmico.

Este é um dos melhores pontos de vista de todo o parque, sobretudo para quem quer admirar a Cascata do Caracol e todo o seu tamanho. Isso porque sua posição é ainda mais alta e, desta forma, privilegiada.

A entrada no observatório é paga à parte R$ 6,00 (Julho/21), mas que garante conforto, caso esteja cansado de caminhar e que te leva até uma plataforma envidraçada a 27 metros de altura. Há ainda a opção de escadas, mas o elevador é muito melhor!



Neste lugar você encontrará o ponto perfeito para passar bons minutos admirando a natureza, além de fotografar e filmar. Há binóculos à disposição, assim como a possibilidade de assistir a um pôr do sol.



O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar.



O ponto de maior curiosidade, a cascata normalmente é a primeira parada, mas o Parque do Caracol possui várias trilhas ecológicas fáceis de fazer, e que facilitam a caminhada, por meio da mata.

Ao todo são cinco trilhas onde é possível descobrir lugares lindos.



Começamos fazendo a trilha do Moinho é uma trilha curtinha de 150m, mas linda e que dá acesso ao rio e as ruínas do moinho. A trilha não é pavimentada e um pouco difícil, mas quando chegamos no fim veio a surpresa, ela acaba na frente das corredeiras, e com uma linda cachoeira.



Vale muito a pena seguir essa trilha!


Parando um pouquinho na trilha para tirar fotos e disfarçando o cansaço kkkkkk brincadeira, paramos para tirar fotos porque mesmo não parecendo é muito bonito a paisagem ali. Muita gratidão.


Voltando para o início da trilha do Moinho, você encontra a trilha do Arroio, a maior trilha e muito fácil que margeia o rio da cascata do caracol.



Totalmente estruturada e sinalizada orienta os aventureiros com total segurança encaminhando-os até o berço da cascata onde a água ainda calma dá início a sua descida. Lugar muito encantador! Você encontra algumas clareiras para fazer piquenique ou relaxar em bancos ao som das águas e admirar a beleza a sua volta.

Aventure-se pelas trilhas e sinta toda a beleza e energia natural existente na mata preservada.

Para um passeio tranquilo evite sair das trilhas, observe a sinalização das trilhas, coloque seu lixo nos coletores indicados, preserve a vida silvestre. Pare, olhe, escute e contemple a natureza.


Escada do Caracol


Esta escadaria leva o visitante à parte inferior da cascata, conhecida como a Escada da Perna Bamba, são 730 degraus (o que equivale a um prédio de 44 andares), indicado para pessoas que costumam praticar atividades físicas, pois a subida da volta é bem exaustiva.

Para quem curte a natureza, gosta de aventuras e deseja conhecer a Cascata do Caracol sob novas perspectivas, a descida pela Escada da Perna Bamba até a base da Cascata é o passeio ideal!

No dia em que fomos, por azar ou por sorte kkkkk, a escadaria estava interditada para reformas, por conta de muita chuva dos dias anteriores.



ESTAÇÃO SONHO VIVO


É um passeio de trenzinho, (pago separadamente – para valores do passeio ligue (54) 3278-3035) com 800 metros de extensão, onde durante o percurso é narrada um pouco da história da colonização da região. Viaje no tempo e descubra mais sobre os povos colonizadores da região e seus costumes (é um passeio mais indicado para crianças).


O passeio de trem termina na Vila dos Imigrantes, um encanto para os pequenos e para quem curte a história da imigração italiana.


Outra parada para fotos dentro do Parque são os letreiros. Amamos marcar nossa presença dentro do Parque! ♥


O lugar é lindo e bem preservado, com uma natureza típica da Serra Gaúcha, muitas araucárias, trilhas ecológicas, mirantes e cachoeiras. aconselhamos chegar cedo, pois o local é bem grande e muita coisa para aproveitar.

Um agradecimento especial à Prefeitura de Canela e ao Parque do Caracol pelo carinho que nos receberam.

Para valores e horários entre no site:

O parque se localiza a 7 km do centro da cidade, com acesso fácil através da Estrada do Caracol (RS-466), acessada pela Rota Romântica (BR – 116), que leva diretamente ao parque. Na portaria é cobrado somente os ingressos dos visitantes e o estacionamento é dentro do parque.



Veja também:

  • Ficar em Canela-RS ou em Gramado-RS?

  • Gramado ou Canela?

  • Passeios gratuitos em Gramado

  • Passeios em Gramado

  • Passeios em Canela

  • Dicas sobre Gramado

  • Dicas sobre Canela

  • Ice Bar de Canela - Uma experiência única!

  • Minimundo - Universo em miniatura

  • Mundo a Vapor




24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
May 11, 2023

Lugar incrível

Like
bottom of page