top of page
  • Foto do escritorMarta Jardi

Observatório Nuclear em Angra dos Reis-RJ

Atualizado: 2 de ago.

Para quem tem interesse em ciência, tecnologia e energia, essa visita pode ser uma experiência enriquecedora e diferente durante a estadia em Angra dos Reis.


Tivemos a experiência incrível (setembro/2022) ao visitar a Usina Nuclear de Angra 2, mas antes, conhecemos o Observatório Nuclear (ON), que está a 100 metros da usina e faz parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - CNAAA, é uma área para visitação gratuita, localizado na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, localizado às margens da Rodovia Rio-Santos.



Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de um espaço moderno e interativo que apresenta informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, a história da energia nuclear no Brasil e os cuidados que a Eletronuclear tem com a segurança, de modo a proteger os trabalhadores da companhia, a população e o meio ambiente. Há fotos no local que apresentam desde os primórdios da construção da usina Angra 1 até a data atual.

Há uma exposição interativa com uma visita virtual ao coração de Usina Nuclear Angra 2 e como tudo funciona. Genial!



Há maquetes lindas mostrando a estrutura das usinas!

Mostrando as vestimentas de segurança dos trabalhadores dentro das eclusas, que são portas que garantem a integridade do prédio do reator. O espaço localizado entre ambas permite equalizar a pressão tanto para entrar quanto para sair do edifício. Elas só podem ser abertas com autorização da sala de controle (que vamos ver na próxima matéria sobre a usina).


Roupa especial, feita de nylon com algodão, utilizada para entrada em áreas controladas.


Mostrando como funciona todos os processos de produção de energia e os rejeitos radioativos.





Reator nuclear, que é o coração da usina, acontece a fissão do urânio. O de Angra 2 mede 12m de altura por 5 cm de diâmetro.
















Olhem que legal nas fotos abaixo, o Ciclo de Beneficiamento do Urânio!


Ali mostra como é feito todo o processo do elemento combustível que são usados na geração de energia.

A usina nuclear funciona como uma termelétrica convencional. Porém, o combustível é o urânio, extraído no Brasil da mina de Caetité, na Bahia. A geração de energia começa com a fissão dos átomos de urânio dentro do núcleo do reator. Isso gera calor, que aquece a água do sistema primário. No gerador de vapor, essa água, por vez, aquece a do sistema secundário, transformando-a em vapor, que é enviado para girar as turbinas.

Um elemento combustível permanece no reator durante 3 ciclos, ou seja, aproximadamente 3 anos.


E, é claro, não poderíamos deixar de mencionar a vista deslumbrante que tivemos do observatório! Está localizado em uma área linda, cercada por natureza exuberante e com uma vista incrível para o mar. Foi realmente um cenário perfeito para aprender sobre energia nuclear.



E antes de ir embora, tiramos algumas fotos interativas, e automaticamente eles enviam as fotos para seu e-mail ;)




Se estiver passando pela região, cabe a parada rápida para conhecer este verdadeiro museu da energia nuclear no Brasil e tirar boas fotos.


Rod. Rio-Santos, 522 - Itaorna, Angra dos Reis - RJ

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h às 16h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

Entrada Gratuita

Tempo: 30 min

Faixa etária: todas as idades.

Comodidades: banheiro, café (pago), Wifi, acessibilidade à cadeirante.


Conheça também o programa de visitação técnica à Central Nuclear, que é oferecido para instituições profissionais e de ensino, com grupos de 15 a 45 pessoas.


Para verificar a disponibilidade de datas e realizar o agendamento prévio, ligue para:

(24) 3362-9063 / 9770 ou envie uma mensagem para centinf@eletronuclear.gov.br.



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page