Monte Verde-MG

Minas Gerais é um daqueles destinos charmosos com paisagens que deixam qualquer um de boca aberta. Seja por suas cachoeiras paradisíacas, suas ruas de paralelepípedos, cidades tão aconchegantes ou até mesmo por conta de suas montanhas que emolduram perfeitamente o Estado, Minas Gerais é um dos melhores destinos para turismo no Brasil.




Fomos conhecer a famosa Vila Monte Verde, em Camanducaia-MG.



Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, as baixas temperaturas, a gastronomia e clima romântico Monte Verde é chamada de Suíça brasileira.



Monte Verde foi eleita por algumas vezes o MELHOR DESTINO ROMÂNTICO E TAMBÉM DE INVERNO e ganhou fama internacional ao ser eleita pelo Booking.com na lista dos dez destinos mais acolhedores do mundo.



Monte Verde não é uma cidade, é um distrito de Camanducaia – MG e fica na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo e vem se tornando um destino muito procurado pra quem ama baixas temperaturas.

Graças à altitude (1600 metros acima do nível do mar), Monte Verde tem baixas temperaturas que oscila de 25º C à –10º C e tornam o lugar um destino perfeito para tirar aquele casacão do armário e se deliciar com um bom chocolate quente!


HISTÓRIA DA VILA


A história dessa charmosa vila começou no início da década de 40 quando Verner Grinberg (Grinberg significa Monte Verde) e sua esposa Emília, um casal de imigrantes da Letônia, norte da Europa, iniciaram a colonização da região através da compra da Fazenda.

Foi amor à primeira vista. Depois de comprar o primeiro lote e se mudar com a família, eles adquiriram mais terras e ampliou a fazenda que, mais tarde, viria a ser transformar na Vila Monte Verde.

Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, letões, alemães, suíços e italianos que foram chegando, colaboraram para o ‘ar europeu’ que aqui existe.

O clima pode ser até suíço, mas o prazer em receber, a hospitalidade é típica do povo mineiro. O atendimento é simples e humilde com aquele jeitinho mineiro.


A vila é pequena, e o comércio concentra-se em sua maioria, na avenida principal (Av. Monte Verde), onde você encontrará de tudo um pouco com muitas opções interessantes de lembrancinhas e de presentes, roupas, artesanatos, geleias, chocolates, pizzarias, lanchonetes, cervejarias, restaurantes, cafés, lojas de guloseimas, mas é um charme.




Um destino no segmento de romance aliado à natureza: um refúgio de paz, tranqüilidade, clima agradável, e reconhecido pela boa gastronomia.




MELHOR ÉPOCA PARA IR

O frio é o grande atrativo de Monte Verde, se você gosta de frio pode vir que vai gostar e é na temporada de inverno (de abril a agosto), que a vila recebe o maior número de visitantes. Além do movimento, os preços ficam um pouco mais altos.

Para quem quer visitar Monte Verde gastando menos, o melhor é vir no verão, o menor mês de ocupação é Novembro, os preços caem bastante, mas é época de chuvas (o que piora também as condições das ruas e estradinhas de terra de Monte Verde).

A partir do mês de abril até junho, as chuvas diminuem na Região e as temperaturas ainda não estão tão rigorosas.


CURIOSIDADES DE MONTE VERDE

Uma curiosidade Monte Verde tem a maior altitude da região, tornando essa estância climática a mais fria do estado.

Nas manhãs de inverno é comum o sol se levantar em meio a uma paisagem totalmente recoberta de gelo.

Olha como fica Monte Verde no inverno (pena que não pegamos dias tão frios rsrsrsr)



Atualmente, Maria da Fé à 150 km de Monte Verde é considerada a cidade mais fria de Minas Gerais, porém se Monte Verde se tornar município, Maria da Fé poderá perder o lugar de mais fria do estado.

Outra coisa bem legal e interessante, Monte Verde é a mais alta do estado de Minas, com 1554 m e depois vem Senador Amaral também em Minas, com 1505 m.


Uma atração muito procurada é o aeroporto mais alto do Brasil, na verdade é uma pista de pouso para aviões de pequeno porte. Ele fica a 1.560 metros de altitude e é de terra, mas no momento ele se encontra fechado.

Junto ao aeroporto, encontra-se um mirante que proporciona uma ótima vista panorâmica de toda a vila e você consegue ver todos os picos mais altos da região.



















Além da vista da cidade que é linda, tem outro atrativo que vale também registrar uma foto é no grafite que se encontra no local: a pintura com asas de anjo, em que os visitantes podem se posicionar e conseguir uma bela foto.





Termômetro

Um singelo ponto turístico de Monte Verde não pode deixar de ser mencionado, o termômetro.

Todo mundo dá uma paradinha para mostrar o frio que está passando rsrsrs

É um dos pontos de fotografias mais disputados, já que os turistas vão a Monte Verde em busca de baixas temperaturas!

Com o clima muito frio com temperaturas frequentemente atingindo marcas abaixo de zero, vale muito a pena uma paradinha para foto.

Está localizado na Avenida Monte Verde, em frente ao lago.

Nós também fizemos a nossa fotinha com ele!






O QUE LEVAR NA MALA

Devido ao clima, para vir a Monte Verde traga roupas para o calor e para o frio. Não subestime o frio de Monte Verde, especialmente no inverno: leve blusas, luvas, meias de lã, tudo o que você tem! Mesmo durante o verão, as temperaturas costumam cair bastante à noite (é comum chegar a 2º C em pleno mês de janeiro), portanto leve roupas de frio em qualquer época do ano.

Para as caminhadas, use sapatos e roupas confortáveis que não restrinjam seus movimentos.


Você já visitou Monte Verde?

Por favor, nos conte nos comentários!

E, aproveite também para dar um like e compartilhar com seus amigos


6 visualizações

1/2
Sobre Nós

O gosto pelas viagens levou-nos a criar um espaço cujo objetivo será compartilhar nossas experiências abrindo um espaço para os amantes de viagens. Sejam todos muito bem-vindos, espero que gostem. Iniciamos aqui a nossa viagem.

Prazer, somos Anderson e Marta!

Participe da nossa lista

© 2008 by EDVD. Todos os direitos reservados EDVD

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon