top of page
  • Foto do escritorAnderson Silva

Maragogi- Alagoas: conhecendo o caribe brasileiro


Maragogi é um sonho! Um caribe brasileiro de águas quentes e calmas. O destino desejado por muitos. O lugar é paradisíaco, com várias praias maravilhosas de tirar o fôlego,todas num tom azul esverdeado ou verde azulado. E sem falar das famosas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa, com rica fauna e flora que impressionam seus visitantes.

Maragogi é o mais importante ponto turístico do litoral norte de Alagoas, e o segundo do Estado. Fica na Costa dos Corais, a 131 km de Maceió, (AL) e a 125 km de Recife, (PE) e chama atenção pelos 23 km de paradisíacas praias de águas cristalinas e tranquilas, coqueirais e areias finas.

O clima é tropical, com temperaturas de 27o graus na média.

As praias de Maragogi são: Praia de São Bento, Praia do Camacho, Praia de Maragogi, Praia de Burgalhau, Praia de Barra Grande, Praia do Antunes, Praia do Dourado, Praia de Xaréu, Praia de Ponta Mangue e Praia de Peroba. Conhecemos a maioria delas.



Para conhecer as praias de um jeito melhor e mais completo, nada melhor que fazer um tour de buggy. Foi o que fizemos, e para isso escolhemos a empresa Frutos do Mar Receptivo da proprietária Isabela Laranjeira, que atua há 20 anos em Maragogi.

O nosso bugueiro foi oArthur, um excelente profissional. Durante o passeio fizemos algumas paradas, nas quais ele nos explicava sobre as praias e ainda fazia ótimas fotos.




O passeio dura em torno de três horas e, geralmente eles fazem as praias do litoral norte. São um total de cinco praias e o valor é de aproximadamente R$200,00 podendo ir até quatro pessoas. As praias são: Burgalhau, Barra Grande (opção de fotos em uma pousada com vários animais como araras, cobras...), Antunes (chamada de Caribe brasileiro), Xaréu (conhecida porque a atriz Bruna Lombardi fez fotos para a playboy nessa praia).

Uma dica: Não esqueça de levar protetor solar, repelente, boné/chapéu, água e óculos de sol.



Após o passeio de buggy, nós tivemos a grata surpresa e gratidão, ali mesmo no Frutos do Mar Receptivo, de saborear um delicioso almoço com uma comida excelente e uma vista sensacional do mar de Maragogi. O cardápio é bem variado e com preços justos. O Restaurante Frutos do Mar deve ser a parada obrigatória. Eles oferecem um cardápio incrível, com qualidade e um atendimento carinhoso.


Mas é claro que a grande maioria dos turistas vem à Maragogi para conhecer as famosas piscinas naturais, que fizemos também com a Frutos do Mar Receptivo no dia seguinte.



O local começou a ser explorado comercialmente para passeios turísticos, em 1987, com a construção do hotel Salinas de Maragogi. O primeiro empresário a realizar o passeio para o local foi o Gilberto Laranjeira, com uma pequena lancha de seis lugares. Logo depois chegaram as catamarãs, que transportam hoje 65 pessoas. O número de pessoas permitido até o ano passado era de 800 por dia, mas este ano o Icmbio ampliou o número de visitantes para 1.200 por dia.




O horário de saída para às galés depende da tábua da maré e pode ser tanto a tarde como pela manhã. O nosso foi bem cedinho às 7:00 da manhã. Saímos da Pousada Barra Velha, em direção ao Frutos do Mar Receptivo para o passeio às Galés (uma Área de Proteção Ambiental) a bordo do catamarã, que fica a 6 km da costa.

O ideal é antes do passeio conferir a tábua das marés, a de Porto de Galinhas serve também pra Maragogi porque quase não há variação nessa região próxima. A maré baixa ocorre na lua cheia e na lua nova, pra identificar esses dias é só procurar os números da maré mais próximos de 0.0.

A maré estava baixa e o passeio de catamarã permitiu curtir as piscinas naturais, de águas verde esmeralda e são ideais para a prática de mergulho e snorkel, o principal atrativo de Maragogi.



Várias equipes de mergulho estão à disposição dos turistas que desejam mergulhar, para ver os corais e também fotografar as belezas no fundo do mar de Maragogi. O mergulho pode ser realizado em duas modalidades, sendo um com cilindro de oxigênio e o outro com snorkel, para aqueles que não têm costume de mergulhar, ou preferem um passeio nas águas mais tranquilo e sem o peso das garrafas de oxigênio. Entretanto os dois tipos de mergulho oferecem segurança e o visual é incrível.

O trajeto até às galés é tranquilo, já que a ida sempre ocorre em maré baixa. Durante o percurso os guias e fiscais realizam uma explanação sobre as galés informando os cuidados que devemos ter ao chegar ao local. Uma das recomendações é a proibição de alimentar os peixes e retirar corais. Não é permitido também as pessoas consumirem qualquer tipo de alimento, enquanto estiverem dentro das piscinas naturais.

E, se você não sabe nadar, também pode desfrutar deste passeio, já que nas Galés contam com salva-vidas para acompanhar você. O Frutos do Mar Receptivo possui os melhores barcos para realizar os passeios com pessoal treinado e equipamentos de segurança.


Queremos agradecer a Catiane na recepção e o Pedro garçom, pela atenção e carinho. E pelos passeios e pelo delicioso almoço à Isabela Laranjeiras. Amamos.


Bugueiro Arthur

O Melhor Passeio de Maragogi é de Buggy no litoral Norte e litoral Sul com direito a fotografias

Agende já seu passeio

(082) 99301- 8263

Instagram: @buggyturmaragogi


Frutos do Mar Restaurante, Receptivo e Passeios.

Endereço: Rodovia AL 101 norte, 253, Bairro Litorâneo, Maragogi-AL

Telefone: (82) 3296-1329 ou (83) 99643-1313

Instagram: @restaurantefrutosdomar


181 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page