• Marta Jardi

João Pessoa - há muito o que fazer em João Pessoa mais do que você imagina!

Atualizado: 19 de Dez de 2019

João Pessoa - Praias para todos os públicos (incluindo a primeira praia nudista do Brasil), piscinas naturais, um clima quente praticamente o ano todo e ruas cheias de história, marcadas pela arquitetura do período colonial.


João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. A verdade é que, a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria.Apesar de João Pessoa ser uma cidade grande, aproximadamente 809 mil pessoas, tem ar de interior. Lugar bastante calmo e pacato, um lugar muito bom para descansar.

Fundada em 1585, uma das cidades mais antigas do Brasil, atrás de Salvador e do Rio de Janeiro,concentra num só lugar, um rico acervo histórico-arquitetônico, belas paisagens naturais e um povo muito hospitaleiro.

João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Considerada uma das capitais com melhor qualidade de vida, João Pessoa é conhecida como a "Porta do Sol". É onde o sol nasce primeiro, devido ao fato de lá estar localizada a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas.

Por ser uma das capitais nordestinas mais bem estruturadas, muitas pessoas que visitam a cidade, decidem se mudar pra lá. Conhecemos várias pessoas que deixaram suas cidades de origem para morarem em "Jampa", como a cidade é carinhosamente chamada.




Os pessoenses se orgulham do título de 'uma das cidades mais verdes do mundo', mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho.

Para aproveitar a cidade, aliás o Nordeste, a melhor dica é: acorde cedo!

João Pessoa (na verdade, todo esse 'nariz' do Nordeste) está uma hora adiantada -- o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

Às 5h da manhã, o calçadão já está repleto de gente caminhando, correndo ou andando de bicicleta, pois a avenida principal da orla fica fechada todos os dias entre 5h e 8h para praticantes de atividades físicas.




Os paraibanos costumam dizer que João Pessoa é o que há de melhor na região Nordeste, seria então o "recheio do sanduíche", ou seja, a melhor parte, por ficar estrategicamente localizada a meio-caminho entre Natal (3 horas – 190km) e Recife (2h30min – 120km).


Quando ir

O litoral da Paraíba se caracteriza pela mudança de cor do mar ao longo do ano, por isso, se você quer encontrar praias com águas lindamente azuis ou esverdeadas, leve três aspectos em consideração ao programar sua viagem: o clima (para não pegar chuva), a época do ano (para encontrar o mar azul) e a lua certa (para conseguir fazer os passeios de maré baixa. Veja abaixo os melhores meses:

Quase não chove: Janeiro | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

Pode chover: Fevereiro

Deve chover: Março | Agosto

Vai chover: Abril | Maio | Junho | Julho

Em abril, com a chegada das chuvas, as águas vão turvando, e permanecem cor de doce de leite até às vésperas do verão. Mesmo no início da estação seca, em setembro, as águas ainda estarão turvas, por causa dos ventos fortíssimos dessa época, que se estendem até novembro.


Hospedagem

A cidade tem uma variedade grande de hotéis disponíveis para os visitantes. Uma característica especial de João Pessoa, é que os prédios mais próximos da praia não podem ser tão altos, assim os hotéis à beira-mar têm poucos andares.

A dica é ficar nos principais bairros da orla, como Tambaú, Cabo Branco ou Manaíra.

A Praia de Cabo Branco é uma ótima opção para quem procura um ambiente mais calmo para se hospedar, mas ainda quer estar à uma distância curta da praia de Tambaú, para também aproveitar um pouco do agito do local. Foi a praia que ficamos e simplesmente amamos!



Ficamos no Hotel Cabo Branco Atlântico com categoria 4 estrelas e fica em um dos trechos mais privilegiados da orla de João Pessoa, perto do Farol do Cabo Branco e uma curta distância da praia de Tambaú, onde fica o letreiro.



Com um belo visual, tivemos o privilégio de ficar num quarto de frente para o mar, muito aconchegante, bem limpo e com um atendimento impecável. Tem também uma piscina maravilhosa na cobertura com uma vista incrível para a praia. Excelente café da manhã.



Hotel Cabo Branco Atlântico

Av. Cabo Branco, 4550 - Cabo Branco, João Pessoa - PB

Telefone: (83) 3576-4808 / (83)35072502 / (83) 986547928

Site: www.cabobrancoatlantico.com.br

Facebook: /cabobrancoatlantico

Instagram: @cabobrancoatlantico


Passeios

Os passeios que dependem da maré saem em horários diferentes a cada dia. Tem dia que sai cedinho, tem dia que sai mais tarde. Os passeios com o maior proveito são feitos nos 5 dias entre a véspera da entrada da lua cheia ou nova e o terceiro dia posterior à entrada da lua cheia ou nova.

O clima, a cultura e as praias belíssimas são definitivamente os principais atrativos de João Pessoa. Como se não fosse suficiente, a cidade é bem mais barata e menos lotada do que suas vizinhas, além de ter um clima ótimo o ano todo. Diferentemente de outras capitais nordestinas, as praias urbanas são próprias para banho. A orla turística de João pessoa é formada pelas praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. Tambaú é a mais central e também a mais movimentada. Todas são boas opções para aqueles dias em que você não pretende fazer passeios longos ou para dar uma esticadinha na volta dos passeios de metade de um dia.

É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde (foi o nosso escolhido para conhecer).

Praias da Costa do Conde– Litoral Sul

Nós contratamos o passeio com a Luck Receptivo por ser uma agência que atende vários Estados do Nordeste e é muito bem avaliada por seu serviço. Ela atende Recife - Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Natal – Pipa, João Pessoa – Costa do Conde, Maceió – Litoral Norte e Chapada Diamantina.



Foi com ela que fizemos também vários passeios e o traslado Aeroporto - Hotel em Natal.

A Luck Receptivo que nos buscou no Hotel Cabo Branco Atlântico em um micro-ônibus, junto com outros turistas. Partimos cedo para Conde-PA e fizemos o passeio nas Praias do Litoral Sul: Coqueirinho, Tabatinga e Tambaba!




Além do profissionalismo da guia Karlla, ficamos muito satisfeitos com a pontualidade, conforto e segurança de seus veículos.

Coqueirinho, uma das praias mais belas do país e a "queridinha" da Costa do Conde.

Depois, na praia de Tabatinga você aproveitará um delicioso banho de mar e de rio em um encontro perfeito da natureza protegido por falésias, que te proporcionará ainda um renovador banho de argila.

Para completar o dia fomos para a famosa Praia de Tambaba (primeira praia de naturismo oficializada no Nordeste).



Em Tambaba, tudo é feito de forma muito discreta, com regras a serem observadas e uma divisão natural entre os dois lados da praia, tendo 2 ambientes, sendo um voltado para quem deseja praticar o naturismo e outro para quem não quer.

O acesso ao lado naturista se dá por uma escada em uma espécie de morrinho que separada naturalmente as praias.As regras são claras, devem ser seguidas e há fiscalização. Só entram casais! Não pode fotografar, apenas na placa da entrada. Foi o que apenas fizemos, fotografar na entrada. rsrsrs



Ahh e ganhamos um mimo lindo da Luck Receptivo das mãos da nossa guia maravilhosa Karlla. Amamos!



Na nossa opinião, uma das praias mais lindas de João Pessoa!



Eu amei o cenário desta praia com piscinas naturais e a pedra com o coqueiro solitário que compõe uma paisagem deslumbrante! O mais curioso é o coqueiro nascido sob uma pedra. Como ele foi parar lá?



Fizemos esse passeio com a Luck e comprar o passeio é super fácil, você acessa o site, escolhe os passeios, a quantidade de passageiros, o hotel onde estará hospedado e já faz o pagamento online, ou ainda, pelos fones de contato que está no site. No dia e horário marcado um ônibus da empresa te pegará em seu hotel.

Como são diversas regiões atendidas pela Luck Receptivo, vamos deixar o site para consultas de passeios e valores. Lá você terá muitas opções completas de passeios nos melhores lugares do Nordeste.

Site: www.luckreceptivo.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/luck.receptivo/

Instagram: https://www.instagram.com/luckreceptivo/

Muito obrigada pelo carinho e recepção que tivemos por toda a equipe da Luck Receptivo, com guias simpáticos, divertidos, bem informados, ônibus e vans em bons estados e motoristas atenciosos e responsáveis.

11 visualizações

1/2
Sobre Nós

O gosto pelas viagens levou-nos a criar um espaço cujo objetivo será compartilhar nossas experiências abrindo um espaço para os amantes de viagens. Sejam todos muito bem-vindos, espero que gostem. Iniciamos aqui a nossa viagem.

Prazer, somos Anderson e Marta!

Participe da nossa lista

© 2008 by EDVD. Todos os direitos reservados EDVD

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon