• Marta Jardi

Santos-SP - Ilha Urubuquecaba

Atualizado: Set 3

Bem pertinho do Teleférico de Santos. A ilha "urubuqueçaba" é de origem tupi. Significa "pouso dos urubus", "lugar de dormir dos urubus" A ilha era conhecida também como Ilha das Cobras, pois ali havia muitas destas.



Curiosidades

Houve alguns projetos no sentido de se aproveitar economicamente a ilha, mas nenhum deles saiu do papel. Foi várias vezes vendida. E cada pessoa que comprava tentava construir algo nela.

Queriam mandar construir duas pontes no local: uma para embarque de passageiros e outra ligando a ilha com a praia. Mas encontraram diversas dificuldades de natureza jurídica.

Em 1889, queria construir um sanatório para tratamento de tuberculosos, mas também não vingou.

No início da década de 1940, apresentaram um projeto pra lá de ousado. Um imenso complexo balneário que, fosse feito, daria um aspecto de primeiro mundo à praia do José Menino.



Dependendo da maré, dá até pra ir a pé. Apesar do fácil acesso e da presença humana, a Ilha de Urubuqueçaba permanece praticamente intacta.

A cerca de 260 metros da costa, Urubuqueçaba costuma ser frequentada por pescadores e marisqueiros. Eles atuam, principalmente, na parte da ilha que fica voltada para alto-mar.

Durante as seis horas diárias em que o nível da maré fica abaixo do normal, é possível acessar a ilha a pé. O mar que banha as praias do José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente, se abre e permite chegar bem perto.



Os bombeiros avisam às pessoas que é perigoso entrar na ilha, ainda mais para quem não conhece bem o local. A visitação pública não é permitida.

Mergulhadores raramente são vistos no entorno da ilha, onde a correnteza costuma ser forte. Além disso, a água não é clara a ponto de propiciar um bom campo de visão.

A ilha é muito bonita! Amamos chegar bem pertinho!!! ;)

14 visualizações

1/2
Sobre Nós

O gosto pelas viagens levou-nos a criar um espaço cujo objetivo será compartilhar nossas experiências abrindo um espaço para os amantes de viagens. Sejam todos muito bem-vindos, espero que gostem. Iniciamos aqui a nossa viagem.

Prazer, somos Anderson e Marta!

Participe da nossa lista

© 2008 by EDVD. Todos os direitos reservados EDVD

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon