top of page
  • Foto do escritorAnderson Silva

Ilha Porchat - São Vicente-SP

Considerada um dos mais belos recantos da paisagem de São Vicente, a Ilha Porchat já era conhecida pelos navegantes e aventureiros que percorriam o litoral brasileiro, antes mesmo da chegada de Martim Afonso. O local era uma autêntica ilha florestal, cuja densa mata escondia as sentinelas avançadas de olho na amplidão do oceano, tentando vislumbrar barcos piratas.

Devido à sua posição estratégica, na entrada da Baía, a ilha constituía-se num marco geográfico que identificava a entrada da vila fundada por Martim Afonso. Em meados de 1800, A ilha foi negociada para a conceituada família Porchat, que lhe passou o sobrenome.

No final de 1870, o local começou a abrigar os primeiros pescadores, caiçaras e até escravos e com o passar dos anos a ocupação imobiliária desordenada alterou profundamente esse cartão postal da Baixada Santista.

Edifícios, boates e restaurantes foram construídos em meio a casarões famosos que já abrigaram presidentes, príncipes e governadores.


É o caso da famosa Mansão da Ilha, terceira casa construída no local em 1964, pelo construtor Clineu César da Rocha. (Em fev/2020 - no dia em que fomos, não havia ninguém no local para fazer a matéria)

As alamedas são excelentes opções para os praticantes de cooper, ou simplesmente de caminhadas.



Mirante

No alto da ilha foi construído o monumento Niemeyer que possui um mirante com visão privilegiada da região. Esse monumento tem um lindo design com linhas características do arquiteto que projetou.



Tem uma visão ótima lá de cima do mirante para a praia e algumas paradas extras interessantes pelo caminho. E o melhor não paga nada.


No mirante, é possível ver partes das cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. Uma vista linda e panorâmica.

O monumento fica na Alameda Ari Barroso, na Ilha Porchat, em São Vicente.




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page