
Santos ganhou uma linha turística Visite Santos e postos de atendimento ao turista, na sexta-feira (17), operada pela empresa Central de Receptivo com rotas fixas pela orla (linha azul), Centro Histórico (linha amarela) e pontos turísticos relacionados ao Rei Pelé e o Santos Futebol Clube (linha verde), para divulgar sua rica história e vocação turística.
Ainda haverá uma sazonal pelo Terminal Marítimo Giusfredo Santini/Concais, quando houver passageiros de cruzeiros em trânsito.

“As linhas resgatam a história da nossa cidade, destacando diversos equipamentos turísticos, o maior jardim de orla do mundo e atrações ligadas ao Santos Futebol Clube e o Rei do Futebol, como a Vila Belmiro e o Museu Pelé. Além disso, futuramente queremos ampliar as rotas para os Morros e a Zona Noroeste”, ressaltou o prefeito Rogério Santos, durante a cerimônia de lançamento, realizada na Praça Mauá.
Além da linha turística, também teve o lançamento de postos de atendimento ao turista, sendo um na Praça Mauá, no Centro Histórico, e o outro na Praça do Aquário, na Ponta da Praia. Além de vender passagens da linha turística e prestar informações, os postos oferecerão passeios, roteiros temáticos, atividades náuticas e walking tours.
Os locais terão guias de turismo para orientar a população.

“O turismo de Santos bate recordes a cada ano. Os ônibus e os postos de atendimento chegam para dar um incremento ainda maior à recepção dos turistas da nossa Cidade, com passeios que contam a nossa história, além de suvenires e materiais gráficos que complementam toda experiência”, destacou o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa.
Já o CEO da Central de Receptivo, José Luis Blanco Lorenzo, salientou o potencial da Visite Santos para turistas e até munícipes. “O sistema sobe e desce vai movimentar o turismo e a economia local. Nossa ideia não é que o turista fique dentro do ônibus, mas que viaje de um ponto a outro, conhecendo todo o entorno de cada trecho. Sugiro até que moradores de Santos usem as rotas para conhecer ainda melhor a sua cidade de coração”, concluiu Blanco.
Rotas
A rota Amarela, que ligará o Centro Histórico à Orla, terá saída em frente ao Posto 3 (Rua Marcílio Dias, 200, Gonzaga). Já a linha Azul, destinada exclusivamente aos passeios pela orla, partirá em frente ao Hotel Atlântico (Avenida Presidente Wilson, 1, Gonzaga). Dedicada ao Rei Pelé e ao Santos Futebol Clube, a rota Verde terá saída próxima ao Novo Quebra-Mar (Avenida Presidente Wilson, 170).

Totalmente arejado, confortável e acessível, os três ônibus contam com acessibilidade e capacidade para 35 passageiros cada.
Os usuários da linha ganharão pulseiras e poderão subir e descer dos veículos durante as paradas no caminho, além de trocar de linha com um único bilhete.
Valor
O bilhete diário custa R$ 30,00, com meia-entrada (R$ 15,00) para idosos.
Crianças até cinco anos de idade não pagam.
Onde embarcar
A rota Amarela, que conecta o Centro Histórico à orla, tem saída em frente ao Posto 3 (Rua Marcílio Dias, 200, Gonzaga).
A linha Azul, dedicada exclusivamente aos passeios pela orla, parte em frente ao Hotel Atlântico (Avenida Presidente Wilson, 1, Gonzaga).
A linha Verde, dedicada ao Rei Pelé e ao Santos Futebol Clube, sai próxima ao Novo Quebra-Mar (Avenida Presidente Wilson, 170).
Horários de Funcionamento
Os postos de atendimento nas praças Mauá e do Aquário funcionarão de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. A primeira rota terá saída às 10h, com passeios intercalados a cada hora. As viagens terão duração média de 50 minutos.
Fotos: Isabela Carrari e Francisco Arrais
Fonte: Prefeitura de Santos
Comments