• Anderson Silva

Brotas-SP - Parque dos Saltos

Atualizado: Ago 12

Em pleno centro turístico de Brotas, o Parque dos Saltos guarda a paisagem perfeita. Agraciado pela presença de mata verde ao seu redor, conta com várias quedas d’água e é um dos pontos mais visitados da cidade.



A área do atual Parque dos Saltos foi revitalizada em 2008. Hoje, as margens preservam a mata ciliar, em meio a trilhas sombreadas entre árvores e quedas d’água naturais e artificiais. Programa para todas as idades. O melhor que a entrada é gratuita. Com muitas quedas d’água, ele é palco apenas de visitação, já que é proibido nadar no local.



O Parque dos Saltos é um local público localizado no centro e é o cartão postal de Brotas, pois o rio "corta" a cidade formando várias quedas e corredeiras. O ponto de partida é a ponte pênsil que sai da calçada da Rua Alfredo Mangilli, ou do lado direito da Secretaria de Turismo de Brotas. A partir daí, seguindo pelas trilhas, há várias quedas do rio Jacaré-Pepira, pontes, gramados e mirantes que rendem fotos lindas.




Há algumas trilhas que levam a uma antiga casa de máquinas, um prédio de valor histórico e arquitetônico da antiga usina hidrelétrica do início do século XX, quando Brotas já tinha iluminação pública elétrica, antes mesmo que alguns bairros da capital. Mas trata-se de uma construção vazia, por onde os turistas apenas atravessam para chegar a outro trecho do parque.


Como estava chovendo muito nessa hora, não conseguimos ficar mais, mas vamos voltar na próxima e fazer mais fotos.


Tem pessoas que só conheceu a Ponte Pênsil que fica em cima da barragem. Mas faça a trilha no interior e confira de perto a beleza da natureza e das águas.




Neste local é recomendável passar repelentes e protetor solar. Como estava chovendo, não tivemos problemas com os mosquitos.

Vegetação super conservada, com muita sombra, é possível passar longos períodos no local, ainda melhor com uma companhia para conversar, fazer uma caminhada, relaxar e ouvir o som das águas!!!





Aberto: 08:00 - 18:00

Duração sugerida: 1 hora

Endereço: Rua Alfredo Mangilli Santa Cruz, Brotas, SP

Fone: 14 3653 5282


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo