top of page

Brotas-SP - Parque dos Saltos e Recanto das Cachoeiras

Atualizado: 31 de mai. de 2023

Hoje, vamos dar uma dica de viagem curta para quem é de São Paulo e quer ter um dia em contato com a natureza e Brotas é uma ótima opção.



Em pleno centro turístico de Brotas, o Parque dos Saltos guarda a paisagem perfeita. Agraciado pela presença de mata verde ao seu redor, conta com várias quedas d’água e é um dos pontos mais visitados da cidade.


A área do atual Parque dos Saltos foi revitalizada em 2008. Hoje, as margens preservam a mata ciliar, em meio a trilhas sombreadas entre árvores e quedas d’água naturais e artificiais. Programa para todas as idades. O melhor que a entrada é gratuita. Com muitas quedas d’água, ele é palco apenas de visitação, já que é proibido nadar no local.



O Parque dos Saltos é um local público localizado no centro e é o cartão postal de Brotas, pois o rio "corta" a cidade formando várias quedas e corredeiras. O ponto de partida é a ponte pênsil que sai da calçada da Rua Alfredo Mangilli, ou do lado direito da Secretaria de Turismo de Brotas. A partir daí, seguindo pelas trilhas, há várias quedas do rio Jacaré-Pepira, pontes, gramados e mirantes que rendem fotos lindas.




Há algumas trilhas que levam a uma antiga casa de máquinas, um prédio de valor histórico e arquitetônico da antiga usina hidrelétrica do início do século XX, quando Brotas já tinha iluminação pública elétrica, antes mesmo que alguns bairros da capital. Mas trata-se de uma construção vazia, por onde os turistas apenas atravessam para chegar a outro trecho do parque.


Como estava chovendo muito nessa hora, não conseguimos ficar mais, mas vamos voltar na próxima e fazer mais fotos.


Tem pessoas que só conheceu a Ponte Pênsil que fica em cima da barragem. Mas faça a trilha no interior e confira de perto a beleza da natureza e das águas.




Neste local é recomendável passar repelentes e protetor solar. Como estava chovendo, não tivemos problemas com os mosquitos.

Vegetação super conservada, com muita sombra, é possível passar longos períodos no local, ainda melhor com uma companhia para conversar, fazer uma caminhada, relaxar e ouvir o som das águas!!!




Passeio Gratuito

Aberto: 08:00 - 18:00

Duração sugerida: 1 hora

Endereço: Rua Alfredo Mangilli Santa Cruz, Brotas, SP



Brotas-SP - Recanto das Cachoeiras



Vamos conhecer agora um lugar privilegiado de natureza preservada com um cenário perfeito, o Parque Recanto das Cachoeiras. O maior diferencial desse lugar, é que ele oferece o contato com a natureza de diferentes maneiras.



O PARQUE

O parque oferece atividades que estão inclusas no sistema “Day-Use”, que inclui a entrada, a piscina, os mirantes, as trilhas que levam a algumas cachoeiras, o salão de jogos e áreas de descanso. Há uma *boa estrutura local com estacionamento (gratuito), Wi-Fi e banheiros.




São trilhas e caminhadas na floresta, piscina com borda infinita e contemplação, banhos de cachoeiras, contemplações cênicas, observação de fauna e flora, cavalgadas, arvorismo, além da praia artificial que fica dentro do parque, onde é possível fazer stand up.


Algumas dessas atrações são opcionais e pagas à parte, como a tirolesa, o passeio de quadriciclo, arvorismo, trilha da Pedra Branca e a cavalgada.

O cenário é ideal para quem quer aventura ou paz e sossego em meio as montanhas.









MIRANTE



Estamos em um dos mirantes no Recanto das Cachoeiras para contemplar a paisagem das Cuestas Basálticas, uma forma de relevo em que colinas e montes têm um declive não simétrico, ou seja, suave de um lado e íngreme do outro. A palavra tem origem no idioma espanhol e significa encosta de uma colina ou monte. 

Uma paisagem deslumbrante para ficar horas contemplando.



CACHOEIRAS

Após curtirmos a beleza do mirante principal, partimos para conhecer a Cachoeira Roseira por um percurso relativamente tranquilo. Mas como inclui alguns trechos de subida e descida, pode cansar um pouco.

A trilha é autoguiada e passa por trechos com vegetação natural, possui corrimão de segurança e escadas nos lugares mais íngremes.

O caminho é bem agradável, com muitas flores, alguns mirantes e durante a descida podíamos ouvir o barulho dos pássaros e da cachoeira. E logo chegamos na imponente Cachoeira da Roseira.


A queda d´água de 55 metros e o vento que sopra dela, nos molha inteirinhos kkkk

No local bem estruturado existem pontes de madeira que facilitam a chegada até a enorme cachoeira, dali podemos contemplar, refrescar e tirar dezenas de fotos. Dá para chegar na base da queda (bem rasinha) e ficar lá embaixo curtindo.



A Cachoeira Roseira impressiona pelo volume de água, além da sua fotogenia.


Ali pertinho, o caminho segue por uma divertida e cinematográfica ponte suspensa (como nos filmes de Indiana Jones) kkk, que balança um pouco, mas não é motivo para se preocupar, pelo contrário é muito tranquilo e divertido.



No meio da ponte, não deixe de dar uma paradinha e contemplar o visual tanto para a Cachoeira da Roseira, como para o Vale do Rio Jacaré Pepira.


Cachoeira Santo Antônio




Em mais alguns minutos de caminhada (são 800 metros e subindo uma colina), chegamos na Cachoeira de Santo Antônio.

Essa cachoeira é ainda mais divertida, pois uma passarela de pedra passa debaixo da queda de 20 metros. Todo mundo faz questão de passar embaixo da queda.

Dizem que o casal que passa de mãos dadas debaixo de suas quedas, pode dar o casamento como certo. É o poder de Santo Antônio, os românticos fiquem ligados. Se funciona ou não, a gente não sabe, mas que é gostoso, ah isso é kkk.


CAVALGADA DA FURNA


O roteiro de cavalgada foi feito para surpreender. Uma experiência completa de ecoturismo, turismo rural, com uma boa dose de aventura. Com uma tropa e equipamentos de alta qualidade e monitores treinados, saímos pra uma aventura de aproximadamente 2:30 horas no meio da floresta, no vale do Jacaré Pepira.



A paisagem é de tirar o fôlego, com a vista das serras de Brotas. Descemos a serrinha no meio da mata fechada, cruzamos o Rio Jacaré Pepira,

Tem uma parada na cachoeira das Lebres para então retornarmos à sede da Fazenda.

Os animais são dóceis e bem tratados, portanto garantia de passeio tranquilo e prazeroso. Tem ainda um passeio noturno realizado durante as noites de Lua Cheia.


ARVORISMO



Mas para aqueles que querem ainda mais aventura em seu tempo de visitação, um circuito de arvorismo guiado de atividades verticais composto por 13 obstáculos em plataformas e árvores totalmente no meio da floresta, com guias experientes para acompanhá-los, inclusive na última etapa, a tirolesa. O percurso passa por cima de cursos de água e outras estradas internas e locais da fazenda.


DICAS IMPORTANTES


Para que nada atrapalhe seu passeio aqui vai algumas dicas do que levar.

Estar preparado é o ponto mais importante quando se fala em ecoturismo. Então, antes de sair de casa confira se está levando um tênis confortável para a caminhada que poderá eventualmente molhar e outro para utilizar em caminhadas. É fundamental levar um repelente, pois você estará exposto a diversos pequenos insetos, e claro não esqueça o filtro solar. Sempre é bom lembrar de usar um bom protetor solar e usar um chapéu ou boné para atividades ao ar livre, além de levar água para hidratação.

Roupas confortáveis. Calça e camisetas compridas protegem melhor.


A localização do Recanto proporciona lindas vistas por onde se passa!

Nos encantamos pelo Parque Recanto das Cachoeiras, uma ótima estrutura, atendimento gentil de toda a equipe, são tantas atividades que apenas um dia foi muito pouco!

Bem, essa foi uma opção para curtir um dia em comunhão com a natureza!

TAXA DE DAY USE - 120,00 INTEIRA E 60,00 MEIA


Recanto das Cachoeiras

Estrada do Patrimônio, s/n,  tel.:(14) 3653-4227 – Cel. (14) 99163-3024

Day Use: R$ 120. comprar os ingressos e as atividades pelo site.


*** Por motivos de ampliação, reforma e férias coletivas, o Recanto das Cachoeiras está fora de operação com retorno previsto para JULHO/2023.






308 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page