• Anderson Silva

Bonito-MS: Barra do Sucuri

Atualizado: Ago 12

É possível contemplar os dois rios e comprovar o quanto o Rio Sucuri é mais cristalino que o Rio Formoso, não é a toa que é considerado o terceiro rio de águas mais cristalinas do planeta!



O caminho até a Barra do Sucuri é tranquilo e bem sinalizado e significa o encontro entre os rios Formoso e Sucuri, os principais de Bonito e fica localizado no sítio Água Azul à 17 km de Bonito.


As flutuações de Bonito MS são o carro chefe, sem dúvida! Rios tão transparentes que são famosos no mundo todo. Entre eles, tem o Rio Sucuri, que está entre os mais transparentes do mundo.



Na sede do Receptivo fizemos o check-in e fomos muito bem recebidos e diferentes animais da fauna local passeiam a vontade em torno do receptivo, como os macaquinhos que viraram a atração, em procura de comida e encantam os turistas. O bando chega aos poucos e passa a maior parte do tempo no alto das árvores, onde tem uma visão mais ampla, e descem apenas para pegar comida.



O receptivo é muito lindo e bem cuidado!




No horário marcado, fomos chamados pelo guia para receber os equipamentos obrigatórios para a flutuação e fomos orientados sobre a forma correta de equipar-se. Todos os equipamentos utilizados na realização da flutuação (colete salva-vidas, máscara, snorkel, sapatilha e roupa de neoprene), bem como o seguro de acidentes pessoais, estão inclusos no valor do passeio.

Após essa etapa, o grupo parte para a trilha contemplativa de 150 metros até o deck localizado no encontro dos rios. A trilha é curta, porém espetacular. Você observará a riquíssima flora e fauna que a mata ciliar intacta preserva.



Quando chegamos no deck, parecia que não tinha água de tão transparente, só se via o fundo do rio e o reflexo do sol. Você verá as cores do rio e da vegetação compondo verdadeiras pinturas, imagens impressionantes com tons intensamente vivos. Emoção demais.

O deck fica no Rio Formoso e é onde realizamos um pequeno treinamento. Fizemos um pequeno "aquecimento" de como respirar dentro d'água, se adaptar aos equipamentos da atividade.




E após uma breve explicação sobre o local, o guia credenciado pela embratur, conduz o grupo para o início do passeio num barco elétrico, assim dá-se início a subida de 1.300m pelo leito do Rio Sucuri que leve em média 25 minutos até chegar ao deque flutuante onde se inicia a flutuação descendo o mesmo caminho feito pelo barco inicialmente.





Durante a subida de barco, é bacana ressaltar que a fauna à nossa volta também é muito rica, então é fácil avistar pássaros, macacos e outros bichinhos pelas árvores ao redor.


Na flutuação Barra do Sucuri você terá a sensação de estar voando, pois a água deste rio é tão clara que as vezes parece nem existir!

Nas flutuações é proibido usar repelente e filtro solar, para não degradar o meio ambiente e para a preservação das águas e dos peixes.


É comum os passageiros imaginarem que o rio leva esse nome por causa da presença da sucuri, cobra comum na região pantaneira. Nesse caso, porém, Rio Sucuri – nome de origem indígena – foi escolhido em função do formato (cheio de ondulações e curvas) que se assemelha à movimentação da serpente.

Vista em imagem aérea, a sinuosidade do rio lembra uma imensa serpente azulada no meio da mata verde.

A dúvida é, se tem cobra no Rio, é uma das perguntas mais feitas quando você comenta sobre o Rio Sucuri. Então, é preciso levar em consideração que sim, estamos em contato total com a natureza. Estamos flutuando em um ambiente que não é nosso, e sim, de muitas espécies de animais.


É raro ver uma sucuri, na verdade não vimos em nenhum passeio de Bonito, mas o período que elas mais aparecem é entre junho e julho quando elas saem para se aquecer fora dos rios.

Mas não se preocupe: a biodiversidade é equilibrada e não fazemos parte da cadeia alimentar das cobras bonitenses.kkkkk



Após 30 minutos aproximadamente, o grupo desembarca em um deque flutuante que é o ponto de início da flutuação, próximo a nascente do rio Sucuri. Após mais algumas recomendações do guia, todos iniciaram a flutuação, e o barco seguiu acompanhando o grupo dando apoio.



O Rio Sucuri é pequeno, possui aproximadamente 1800 metros de comprimento, sendo 1.300 metros utilizados para o passeio de barco elétrico e flutuação.

Este passeio proporciona a experiência de flutuar em águas extremamente límpidas, com enormes jardins subaquáticos e grande diversidade de peixes como as piraputangas, piaus, curimbas, dourados, cascudos, matogrosso, pacus e muito mais que atravessam cardumes inteiros a nossa frente

É lindo demais!

A transparência é tão intensa que tudo o que flutua sobre a água dá a impressão de estar flutuando no ar. “Tão transparente, que parece mentira”

Os tons da água, que variam de azul para verde, e revelam o fundo do rio de forma única, são realmente impressionantes.


Não precisa ter pressa ou fazer muito esforço, só é necessário se guiar um pouco para não bater nas margens ou nos galhos. A dica é relaxar e se deixar levar pela correnteza.

Com os óculos de mergulho entendemos por que essa é uma das águas mais cristalinas do mundo, o que se explica também pelo carbonato de cálcio, que possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio.


Enquanto estiver descendo o rio ao fazer a flutuação, experimente a sensação de felicidade que só é possível quando vivemos experiências incríveis como essa! A correnteza é suave e faz desse, um passeio super relaxante.

A temperatura da água é constante o ano todo, em torno dos 23º tanto no verão como no inverno, não importa a estação, o macacão de neoprene não deixa que sintamos frio.

O diferencial desse passeio ao nosso ver é porque a subida do rio é feita com barco, permitindo uma visão de cima, que já é maravilhosa. Depois fazendo o percurso inteiro flutuando, é uma experiência incrível.


Mesmo quem não sabe nadar pode fazer o passeio, até porque a roupa de neoprene impede de afundar e aliada com o colete salva-vidas faz você flutuar numa correnteza bem tranquila.

O guia acompanha o grupo durante todo a flutuação com o barco e se alguém desistir ou se cansar, ele estará pronto para auxiliar.

Uma dica para os homens, sugerimos que barbas e bigodes estejam bem feitos, pois a máscara de mergulho precisa de contato direto com a pele para vedar corretamente, enquanto flutua com o rosto semi submerso, assim não vai atrapalhar e você vai respirar tranquilamente, aproveitando toda a beleza do rio


Assim como em todos os passeios, a Barra do Sucuri adotou medidas preventivas relativas à COVID-19, cumprindo o Programa Bonito Seguro, Turismo Responsável, Sistema Gestão de Segurança com selo e certificado internacional.


A flutuação na Barra do Sucuri certamente foi uma das melhores atividades de lazer que já fizemos na vida. Ao chegar no local, a beleza da água cristalina com tons de verde já indica o quão interessante será o passeio.

Não tem quem faça essa viagem e não volte totalmente encantado com a experiência. As imagens que vemos são maravilhosas, os cardumes de peixes passando, a vegetação; a beleza da natureza é algo realmente impressionante. Ao final do passeio temos a vontade de repetir a experiência.

Este passeio é sobre o significado da vida. Da sua vida. Sobre o que de fato tem importância e o que é supérfluo. Sobre o que é o mundo e sobre o que realmente significa fazer parte da natureza. Ninguém que já tenha mergulhado nestas águas emerge delas igual ao que era.


O passeio custa R$ 171 na baixa temporada e 199,00 na alta temporada. O passeio dura em média 2:30h e é feito na companhia de um guia especializado e em pequenos grupos de até 10 pessoas. Por isso é obrigatório reservá-lo com antecedência. A Agência Roteiro Bonito organizou o nosso roteiro, escolheu os horários, forneceu um mapa para chegar nos passeios, enfim, nos proporcionou momentos incríveis.


A Barra do Sucuri é uma oportunidade única de conhecer por completo as águas mais cristalinas do Brasil, Conhecendo um novo mundo, através de uma experiência incrível e inesquecível.

Como já dissemos, é obrigatório agendar com antecedência os passeios, pois têm um limite determinado de visitação diária, rigidamente controlado pelo sistema de Voucher Único. Portanto, reserve os passeios com a Roteiro Bonito que organizou o nosso roteiro, escolheu os horários, forneceu um mapa para chegar nos passeios, enfim, nos proporcionou momentos incríveis...


Nosso vídeo no canal, confira lá no Youtube.

Curte, comenta e compartilha com seus amigos e família. Ah e não se esqueça de seguir o canal!







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo