top of page

ANAC suspende voos da Voepass por falta de segurança

Foto do escritor: Anderson SilvaAnderson Silva

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira (11), todas as operações da Voepass Linhas Aéreas devido a preocupações com a segurança operacional da companhia. A decisão é de caráter cautelar e permanecerá em vigor até que a empresa comprove a correção das irregularidades identificadas, garantindo o nível de segurança exigido pelos regulamentos vigentes.


A Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo Transportes Aéreos, opera uma frota de seis aeronaves que atendem a 15 destinos comerciais e dois contratos de fretamento. A companhia já estava sob fiscalização rigorosa desde agosto de 2024, quando uma de suas aeronaves sofreu um acidente fatal em Vinhedo, São Paulo, resultando na morte de 62 pessoas.


Após o acidente, a Anac intensificou a supervisão sobre a Voepass, exigindo medidas como a redução da malha aérea, aumento do tempo de solo das aeronaves para manutenção e substituição de administradores. No entanto, a agência constatou a reincidência de irregularidades previamente apontadas e a falta de efetividade no plano de ações corretivas da empresa, levando à atual suspensão das operações.


Em resposta à suspensão, a Voepass declarou que sua frota está aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança. A empresa afirmou que iniciou tratativas internas para demonstrar à Anac sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora.


Passageiros afetados pelos cancelamentos de voos da Voepass devem procurar a empresa ou a agência de viagem responsável pela venda do bilhete para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias aéreas.


Em nota, a LATAM informou que tomou conhecimento da suspensão cautelar da ANAC às operações da Voepass, válida a partir de 11 de março de 2025. Passageiros com bilhetes emitidos no codeshare entre as duas companhias, cujos voos foram cancelados, podem alterar suas reservas diretamente na seção Minhas Viagens do site latam.com:


  • Alteração do voo sem multa e diferença tarifária, sujeito a disponibilidade da mesma cabine e dentro da validade da passagem aérea. Para as rotas em que houver operação com voos LATAM, os passageiros serão acomodados nestes voos. Nos demais casos, poderão ser acomodados em voos de outras companhias aéreas. 

  • Reembolso integral da passagem aérea sem multa.


A Anac reforça que a suspensão das operações da Voepass permanecerá até que a companhia comprove a correção das não conformidades relacionadas aos seus sistemas de gestão, assegurando a retomada das operações dentro dos padrões de segurança exigidos.


Fontes:

Anac

Aeroin


 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
REVISTA IMPRESSA E DIGITAL

© 2008 by EDVD. Todos os direitos reservados EDVD

  • Preto Ícone Twitter
bottom of page