top of page

Acidentes no Brasil: Entenda porque voar de avião ainda é seguro.

Foto do escritor: Anderson SilvaAnderson Silva

Atualizado: 8 de fev.


Modelo de avião que caiu em São Paulo tinha capacidade para levar 8 pessoas
Modelo de avião que caiu em São Paulo tinha capacidade para levar 8 pessoas

Apesar de recentes notícias sobre acidentes aéreos no Brasil, é importante destacar que voar de avião continua sendo uma das formas mais seguras de transporte.


Em 2025, o país registrou 20 acidentes aéreos, resultando em oito mortes, conforme dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).


Contudo, o acidente de hoje (07/02/25), ainda não foi registrado no sistema Sipaer, que monitora as ocorrências aéreas no Brasil. A razão para isso é que, de acordo com os procedimentos padrões, o sistema só inclui os acidentes após a conclusão dos primeiros relatórios investigativos pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).


Para contextualizar, a aviação comercial apresenta uma taxa de acidentes significativamente menor em comparação a outros meios de transporte. Estudos indicam que o risco de fatalidade em voos comerciais é de uma em 11 milhões, enquanto em viagens de carro, esse risco é muito maior.


No Brasil, a aviação civil é reconhecida por sua segurança. Uma auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) posicionou o país como o quinto mais seguro do mundo, com 95,07% de conformidade em seu programa de segurança global.


É natural que acidentes aéreos recebam ampla cobertura midiática, dada sua raridade e impacto. No entanto, é fundamental compreender que a aviação comercial é altamente regulamentada e monitorada, com rigorosos padrões de segurança que garantem a proteção dos passageiros.


Portanto, apesar dos incidentes isolados, voar de avião permanece sendo uma opção extremamente segura para viagens, respaldada por estatísticas e auditorias que atestam a confiabilidade do setor aéreo brasileiro.


Queda de avião na Barra Funda hoje!


Na manhã de sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, um trágico acidente aéreo abalou a cidade de São Paulo. Por volta das 7h20, um avião de pequeno porte, modelo King Air F90, caiu na movimentada Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista. A aeronave, que havia decolado do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre, perdeu contato com a torre de controle minutos após a decolagem.


A bordo estavam o piloto Gustavo Medeiros e o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, proprietário da aeronave. Ambos faleceram no acidente.


No solo, o impacto da queda causou uma explosão que atingiu um ônibus que passava pela avenida no momento do acidente. Felizmente, o veículo estava pouco ocupado, o que minimizou o número de vítimas. No entanto, sete pessoas ficaram feridas, incluindo um motociclista atingido por destroços e uma passageira do ônibus.


O local do acidente é próximo a importantes pontos da cidade, como o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, e o Memorial da América Latina.


As causas do acidente estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Imagens registradas por câmeras de segurança mostram o momento exato da queda, evidenciando a gravidade do incidente.


Este trágico evento ressalta a importância da segurança na aviação e a necessidade de rigorosas investigações para prevenir futuros acidentes.


Fontes:


Cenipa

Metrópoles

Uol

O Globo

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
REVISTA IMPRESSA E DIGITAL

© 2008 by EDVD. Todos os direitos reservados EDVD

  • Preto Ícone Twitter
bottom of page